Foi e agora torna

Já viu casamento de buscapé com bumerangue? Nasce um trem bão barulhento, com faísca, que vai-e-volta, faz todo mundo pulá, chama a atenção até dos mais matrero e, no final, arrepia sucuri e desperta bicho-preguiça. O Arraiá de Chico X é assim. Foi e agora torna. Buscarangue com bumepé, o Arraiá 2 tá marcado: pode lisá a rôpa de novo, remendá aquela calça de festa e ensaiá dois treis passo de dança. Tradição é tradição, a fuzarca é junina mas é julina: dia 13 de julho, mais um sábadão abençoado por nosso São Chico.

E deixe de lundum! A zuada é em São Francisco Xavier. A história é a mesma da última vez, sem erro nem indigestão: às 15 horas de sábado, a chave do cadeado do portão do sítio gira, o que é de comê é servido pra não deixar ninguém na gastura e o que é de bebê preparado para os mais encarreirados saí dando rasteira em cobra. A partir daí, o rádio entoa umas canção e quem ficar de prega termina na cadeia.

Para os que tivé de galanteio, o Correio Elegante começa a funcionar à tardinha, pouco depois da primeira brasa aparecê na fogueira. Quando a Lua nascê no céu, a festança toma corpo e quem tem esqueleto pra chacoalhá tira o traseiro do banco. Tem moda de quadrilha, cancioneiro de cavaleiro e aquelas moda moderna da cidade grande. A fubuia corre solta até o sol raiar.

Terminado o quiproquó, os arredio pode botá pé na estrada, desde que tenham saúde. Quem não for ficá tresnoitado, é só espiá a lista de pousada aí do lado, escolhê a mais do gosto e reservá metro e meio de palha pra esticá o corpo cansado. É bom pernoitar por lá. Pra visitar uma cachoeira, uma montanha no domingo. Isso prá num falá no pastel de banana com canela que tem em uma das pôca esquina de São Chico.

É isso. O convite tá feito. Agora é só tirá a camisa xadrez ou o vestido rodado do armário e esperá o alumiado sábado. Quer dizer, cê tem que procurar alguém da comissão organizadora e comprá o convite: quinze real. Na porta não vende.

Té lá. A primêra vez foi boa. Imagine agora...
II Arraiá de Chico X
festança junina + festa normal = 15 horas
de correio elegante e um bom dj, fogueira e pick-ups, cadeia e pista de dança, prendas e lendas, comes e bebes (à vontade)
convites
é só 15 real
pousadas
onde dormir
mapa
como chegar
fotos
do primeiro arraiá e da cidade