São Francisco Xavier está e minúsculos 138 quilômetros de São Paulo. O caminho é fácil, tranqüilo e rápido. A única ameaça é enjoar nas curvinhas dos últimos vinte quilômetros, portanto os de estômago revolto devem tomar um draminzinho. O caminho é o seguinte:

O primeiro passo é ir até São José dos Campos. Pode ser pela Dutra, que é mas perto mas mais chata, ou pela Ayrton Senna. Indo pela Dutra, a saída é no km 151. Pela Ayrton Senna, pegue a mesma saída que vai para Caraguatatuba e, obviamente, retorne à esquerda sob a Ayrton Senna: tem mais dez quilômetros de Rodovia dos Tamoios até São José.

A prefeitura de São José agora colocou muitas placas indicando "São Fco. Xavier" desde a entrada da cidade, então ficou muito fácil. Basta segui-las. Elas são bem visíveis pois, como tratam de uma atração turística, têm o fundo marrom, diferente das demais que são verdes ou azuis.

Caso não as encontre, faça o seguinte. Entrando em São José dos Campos logo você verá placas indicando "Santana". Sige sempre, sem medo, as placas para Santana. Depois que você passar o Viaduto João Alves, (a partir dali não terá mais placas para Santana), siga sempre reto até o fim da Av. Princesa Isabel: no fim dela entre a esquerda, onde terá uma placa indicando "Alto da Ponte / Campos do Jordão", você passará por cima da ponte Minas Gerais e logo verá placa indicando "Monteiro Lobato / São Francisco Xavier".

Siga a placa: você andará por uma estradinha de mais ou menos 30 quilômetros até chegar em Monteiro Lobato.

Em Monteiro, terá um placa indicando "São Francisco Xavier". Siga a placa e você irá encarar mais uma estradinha (cheia de curvas) de mais ou menos 20 quilômetros até SFX.

Entrando no distrito fique atento à uma espécie (é espécie mesmo!) de rotatória onde terá o Santo SFX: no santo você entra à direita, estrada de terra, que já é a Estrada de Santa Bárbara. Ande até o número 770 (casa a direita, portão de madeira) e estacione seu carro. Fim da linha.

Qualquer pânico ou pequena dúvida, ligar: (12) 3926-1344.


voltar para a home